Todas as refeições são importantes mas é bom relembrar que a primeira refeição do dia pode determinar todas as outras (da melhor ou da pior forma). Escolhendo os alimentos certos vamos ter maior capacidade de concentração e aprendizagem, mais energia e vitalidade e maior saciedade ao longo do dia com repercussões no peso e composição corporal.
Incluir ovos ao pequeno-almoço é uma excelente forma de começar o dia: proteína de alto valor biológico, vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), vitaminas do complexo B (destaque para vitamina B12, folatos e biotina), vários minerais, colina (importante para a memória), luteína e zeaxantina (função antioxidante que protege a retina).
E sim, podemos e devemos incluir ovos inteiros diariamente na nossa alimentação! E podemos inclui-los logo na primeira refeição do dia.
Três pequenos-(grandes)-almoços:
- Ovos mexidos em azeite ou óleo de coco com fruta da época
- Sopa de legumes com 1 ovo cozido
- Panquecas de aveia (com aveia e ovo) com fruta e frutos secos
Para os mais tradicionais e que não passam sem o pão ou os cereais deixo algumas sugestões antes de se aventurarem com as opções anteriores:
- Opte por pães com farinhas menos refinadas ou faça o seu próprio pão. Desta forma pode escolher os ingredientes (adicionar sementes e frutos secos, utilizar farinhas integrais, farinhas sem glúten, …)
- Substitua fiambre e queijo por ovo cozido, mexido ou escalfado
- Substitua margarinas ou cremes vegetais por manteiga ou azeite! As margarinas são produzidas a partir de óleos vegetais (girassol, soja) que sofrem vários processos industriais. São fonte de ácidos gordos ómega 6 que são pró-inflamatórios. Já a manteiga e o azeite são alimentos naturais, com predominância de ácidos gordos saturados no caso da manteiga e monoinsaturados no caso do azeite. Pergunte aos seus pais ou avós o que utilizavam e a resposta será azeite. Experimente adicionar orégãos, abacate, tomate, pimento, agrião, …
- Leia o rótulo dos cereais de pequeno-almoço, barras de cereais e bolachas (daquelas especiais para esta refeição) e simplesmente deixe de ter estes produtos em casa! Os ingredientes estão por ordem decrescente de quantidade, ou seja, se as farinhas refinadas ou o açúcar estiverem nos 3 primeiros ingredientes, não é um alimento com mais-valias.
Experimentem durante pelo menos 2 semanas e sintam as diferenças! Variem e sejam criativos!
Para saber mais sobre as oficinas de nutrição ou sobre a consulta de nutrição contacte-me.
Deixe um comentário